14 de abril de 2011

Apresentação de um camarada

Prezados amigos e leitores.

Estimados companheiros de luta.

Agradeço o convite do Manuel Rezende e a companhia dos autores deste blogue. Será um magno gosto contribuir para a discussão e projecção de tão elevada doutrina.

A tentação dos iniciados é começar por grandes temas subjazendo-os a uma lógica - quase metafísica - e desprezando os acontecimentos, a realidade material mais pequenina, considerando-a imerecedora de atenção intelectual. Mas ambos são necessários para que da nossa árvore nasça um fruto que as gentes possam, de facto, degustar proveitosamente.

Por fim, deixo-vos a ligação para um dos textos fundamentais da Humanidade e a partir do qual se pensou o Distributismo:

Encíclica Rerum Novarum (em português):
http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_15051891_rerum-novarum_po.html


6 comentários:

  1. Dou-vos os parabéns por esta extraordinária iniciativa, sobretudo em tempos de bancarrota nacional - física e espiritual. Sair da matriz material-consumista, restaurarando a dupla ligação humana à terra e ao Alto, é condição essencial para evitar o abismo. O Distributismo cherterton-bellociano não é uma lufada, mas um furacão de ar fresco. Que tenham muito êxito! Um forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. É isso mesmo, um "furacão de ar fresco". Abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Bem-vindo Tomaz. Obrigado pelas boas palavras, caros Marcos e João!

    ResponderEliminar